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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
24/06/2006 |
Data da última atualização: |
04/08/2014 |
Tipo da produção científica: |
Circular Técnica |
Autoria: |
BRAZ, E. M.; AHRENS, S.; THAINES, F.; RIBAS, L. R.; OLIVEIRA, M. V. N. d'. |
Afiliação: |
Evaldo Muñoz Braz, Sergio Ahrens - pesquisadores da Embrapa Florestas. |
Título: |
Critérios para o estabelecimento de limites de intensidade de corte de florestas naturais tropicais. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2005. |
Páginas: |
6 p. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Circular técnica, 101). |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Critério; Floresta natural tropical. |
Thesagro: |
Corte; Dendrologia; Espécie nativa; Manejo. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPF-2009-09/39419/1/circ-tec101.pdf
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Marc: |
LEADER 00695nam a2200241 a 4500 001 1281620 005 2014-08-04 008 2005 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aBRAZ, E. M. 245 $aCritérios para o estabelecimento de limites de intensidade de corte de florestas naturais tropicais. 260 $aColombo: Embrapa Florestas$c2005 300 $a6 p. 490 $a(Embrapa Florestas. Circular técnica, 101). 650 $aCorte 650 $aDendrologia 650 $aEspécie nativa 650 $aManejo 653 $aCritério 653 $aFloresta natural tropical 700 1 $aAHRENS, S. 700 1 $aTHAINES, F. 700 1 $aRIBAS, L. R. 700 1 $aOLIVEIRA, M. V. N. d'.
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Florestas. Para informações adicionais entre em contato com cnpf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
02/03/2009 |
Data da última atualização: |
27/11/2009 |
Autoria: |
GOTTEMS, C. L.; VIDAL, M. V. S.; DUTRA, L. F.; JAQUES, L. C.; CINTRA, R. de O.; DONDA JÚNIOR, A. D. |
Afiliação: |
Cristiano Luiz Gottems, Embrapa Florestas; Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, Embrapa Florestas; Leonardo Ferreira Dutra, Embrapa Florestas; Luciane Cristine Jaques, Embrapa Florestas; Rodrigo de Oliveira Cintra, Embrapa Florestas; Alberto Donda Júnior, Emb. |
Título: |
Análise e melhorias do processo de estágios da Embrapa Florestas. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: EVENTO DE INICIATIVAS E MELHORIAS DAS ATIVIDADES DE APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA EMBRAPA FLORESTAS, 2., 2007, Colombo; EVENTO DE INICIATIVAS E MELHORIAS DAS ATIVIDADES DE APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA EMBRAPA FLORESTAS, 3., 2008, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2008. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
EVIMAT. Resumo. |
Conteúdo: |
Anualmente, cerca de 80 estudantes de ensino médio, graduação ou pós-graduação,
realizam estágio na Embrapa Florestas. No entanto não existia formalmente constituído
um programa de estágios na Unidade, com um conjunto de normas, procedimentos e
ações articuladas, formando um processo coerente e orgânico. Essa falta ocasionava
dificuldades, divergências e retrabalho no gerenciamento dos estágios: solicitações de
estágios feitas de forma manual, trâmite dos pedidos pouco assertivo e não havia um
banco de currículos dos estagiários, além de outras questões. Diante destes problemas,
foi primordial estabelecer melhorias que reorganizassem todo o processo, reunindo, e
quando necessário, criando normas e procedimentos, automatizando processos e
facilitando o trabalho, acarretando soluções para os três principais problemas analisados:
a falta de um programa institucional de estágios, a necessidade de informatização e o
estabelecimento de novas normas. Foi utilizada a metodologia de Análise e Melhoria de
Processos (AMP), para produzir respostas aos problemas encontrados. Descreveu-se o
processo de estágios anteriormente vigente; elaborou-se um fluxograma, verificando
atividades que agregam e que não agregam valor ao processo; definiu-se pontos-chave e fatores críticos de sucesso; estabeleceram-se indicadores de desempenho; consultaramse os clientes do processo; realizou-se a votação múltipla e a matriz gravidade, urgência e tendência (matriz GUT); elaboraram-se os diagramas de causa e efeito (diagramas de Ishikawa); finalmente, o plano de melhoria 5W2H para os principais problemas levantados. Posteriormente, foi criada uma Comissão para a implantação das melhorias propostas. Como produtos dos trabalhos de implantação de melhorias pela Comissão, elaboraram-se normas estabelecendo o ?Programa de Estágio de Complementação Educacional da Embrapa Florestas?, um banco de currículos de estagiários, conteúdos para as páginas na internet e intranet, materiais para uma publicação on-line sobre o processo de melhoria, um ?Manual do Estagiário? e sugeridos novos valores para as bolsas de estágio. Uma parte destas melhorias já se encontra implantada e outra está em processo de finalização (informatização e publicações). MenosAnualmente, cerca de 80 estudantes de ensino médio, graduação ou pós-graduação,
realizam estágio na Embrapa Florestas. No entanto não existia formalmente constituído
um programa de estágios na Unidade, com um conjunto de normas, procedimentos e
ações articuladas, formando um processo coerente e orgânico. Essa falta ocasionava
dificuldades, divergências e retrabalho no gerenciamento dos estágios: solicitações de
estágios feitas de forma manual, trâmite dos pedidos pouco assertivo e não havia um
banco de currículos dos estagiários, além de outras questões. Diante destes problemas,
foi primordial estabelecer melhorias que reorganizassem todo o processo, reunindo, e
quando necessário, criando normas e procedimentos, automatizando processos e
facilitando o trabalho, acarretando soluções para os três principais problemas analisados:
a falta de um programa institucional de estágios, a necessidade de informatização e o
estabelecimento de novas normas. Foi utilizada a metodologia de Análise e Melhoria de
Processos (AMP), para produzir respostas aos problemas encontrados. Descreveu-se o
processo de estágios anteriormente vigente; elaborou-se um fluxograma, verificando
atividades que agregam e que não agregam valor ao processo; definiu-se pontos-chave e fatores críticos de sucesso; estabeleceram-se indicadores de desempenho; consultaramse os clientes do processo; realizou-se a votação múltipla e a matriz gravidade, urgência e tendência (matriz GUT); elaboraram-se os diagramas de causa ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Melhoria de Processo; Programa de estágio. |
Thesagro: |
Recurso Humano. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03208naa a2200241 a 4500 001 1315573 005 2009-11-27 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGOTTEMS, C. L. 245 $aAnálise e melhorias do processo de estágios da Embrapa Florestas. 260 $c2008 300 $c1 CD-ROM. 500 $aEVIMAT. Resumo. 520 $aAnualmente, cerca de 80 estudantes de ensino médio, graduação ou pós-graduação, realizam estágio na Embrapa Florestas. No entanto não existia formalmente constituído um programa de estágios na Unidade, com um conjunto de normas, procedimentos e ações articuladas, formando um processo coerente e orgânico. Essa falta ocasionava dificuldades, divergências e retrabalho no gerenciamento dos estágios: solicitações de estágios feitas de forma manual, trâmite dos pedidos pouco assertivo e não havia um banco de currículos dos estagiários, além de outras questões. Diante destes problemas, foi primordial estabelecer melhorias que reorganizassem todo o processo, reunindo, e quando necessário, criando normas e procedimentos, automatizando processos e facilitando o trabalho, acarretando soluções para os três principais problemas analisados: a falta de um programa institucional de estágios, a necessidade de informatização e o estabelecimento de novas normas. Foi utilizada a metodologia de Análise e Melhoria de Processos (AMP), para produzir respostas aos problemas encontrados. Descreveu-se o processo de estágios anteriormente vigente; elaborou-se um fluxograma, verificando atividades que agregam e que não agregam valor ao processo; definiu-se pontos-chave e fatores críticos de sucesso; estabeleceram-se indicadores de desempenho; consultaramse os clientes do processo; realizou-se a votação múltipla e a matriz gravidade, urgência e tendência (matriz GUT); elaboraram-se os diagramas de causa e efeito (diagramas de Ishikawa); finalmente, o plano de melhoria 5W2H para os principais problemas levantados. Posteriormente, foi criada uma Comissão para a implantação das melhorias propostas. Como produtos dos trabalhos de implantação de melhorias pela Comissão, elaboraram-se normas estabelecendo o ?Programa de Estágio de Complementação Educacional da Embrapa Florestas?, um banco de currículos de estagiários, conteúdos para as páginas na internet e intranet, materiais para uma publicação on-line sobre o processo de melhoria, um ?Manual do Estagiário? e sugeridos novos valores para as bolsas de estágio. Uma parte destas melhorias já se encontra implantada e outra está em processo de finalização (informatização e publicações). 650 $aRecurso Humano 653 $aMelhoria de Processo 653 $aPrograma de estágio 700 1 $aVIDAL, M. V. S. 700 1 $aDUTRA, L. F. 700 1 $aJAQUES, L. C. 700 1 $aCINTRA, R. de O. 700 1 $aDONDA JÚNIOR, A. D. 773 $tIn: EVENTO DE INICIATIVAS E MELHORIAS DAS ATIVIDADES DE APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA EMBRAPA FLORESTAS, 2., 2007, Colombo; EVENTO DE INICIATIVAS E MELHORIAS DAS ATIVIDADES DE APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA EMBRAPA FLORESTAS, 3., 2008, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2008.
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